Página inicial > Eventos > Setores > Gestão de Pessoas > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Recepção da professora substituta Josiane de Cássia Figueiredo Bastos

Recepção da professora substituta Josiane de Cássia Figueiredo Bastos

Publicado: Terça, 30 de Março de 2021, 13h43 | Última atualização em Terça, 30 de Março de 2021, 13h43

FotoJosiane de Cássia Figueiredo Bastos, nasceu na cidade de Divisa Nova-MG, no ano de 1987, traz consigo uma trajetória marcada por projetos relacionados à inclusão e principalmente de protagonismo na Comunidade Surda. Cursou toda sua educação básica (fundamental e ensino médio) em escola pública, da cidade de Divisa Nova, logo após, no ano de 2007, ingressou no curso de Pedagogia da Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS, na cidade de Alfenas. No ano de 2009 – último ano de faculdade, conheceu a disciplina de Libras e nunca mais parou de aprofundar seus estudos em todas as esferas de atuação, do profissional que trabalha com o sujeito Surdo.

Em 2013, foi aprovada pela banca de proficiência do CAS – Varginha -MG (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às pessoas com Surdez), desde então atua como intérprete de Libras no contexto educacional, nas escolas estaduais. Em 2017, finalizou com êxito sua pós-graduação em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS pela UNINTESE – RS. Atualmente é graduanda no curso de Segunda Licenciatura Letras Libras – UNIASSELVI. E foi ainda, Coordenadora do projeto Oficina de Libras “Ouvindo o Silêncio”, que ganhou alguns prêmios regionais de destaque por sua relevância.

Durante todos estes anos, realizou diversos cursos na área da educação de Surdos, tais como: Alfabetização de Surdos, Tradução e Interpretação no contexto educacional, Tradução Libras – Português, Tradução Musical, Oficina de Classificadores, Libras em prática, dentre outros, que deram suporte para sua atuação em diversas esferas da tradução e interpretação nos contextos: educacional, político, cultural, de conferências e audiovisual.

A oportunidade de ser acolhida como docente no Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Muzambinho, trouxe uma nova perspectiva, uma vez que, é uma Instituição que se preocupa com o desenvolvimento de seus alunos, servidores e comunidade em geral. Prestando um trabalho de excelência e com características próprias, cumprindo um papel transformador na sociedade.

Fazer parte desta instituição, a torna ainda mais responsável e comprometida em levar conhecimento e construí-lo de forma ainda mais consciente, para que seus alunos saiam de seus cursos, com um propósito maior: atender a todos com dignidade, garantindo o direito linguístico do sujeito Surdo.

Texto: Professora Josiane de Cássia Figueiredo Bastos
Revisão: ASCOM