IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realiza vestibular para ingresso em Cursos Superiores

Publicado: Domingo, 12 de Dezembro de 2021, 13h40 | Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 07h40

Na manhã deste domingo, 12 de dezembro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recepcionou candidatos de toda a região para a realização de seu vestibular. O evento, que ocorreu simultaneamente em todos os Campi do IFSULDEMINAS, marca a retomada da edição presencial do vestibular, e os participantes concorrem a vagas para cursos superiores que terão início no primeiro semestre de 2022.

O campus Muzambinho ofertou, entre vestibular e SiSu, 490 vagas de ensino superior, todas distribuídas entre os cursos de Licenciatura em Pedagogia EaD, Educação Física, Ciências Biológicas e também na modalidade de bacharelado para Ciência da Computação, Engenharia Agronômica e Educação Física.

Os candidatos foram recepcionados e orientados por uma equipe capacitada para as diversas demandas envolvidas na realização de um evento deste porte, e o certame ocorreu sem ocorrências e respeitando os protocolos sanitários vigentes para a prevenção contra a COVID-19.

Estrutura do Vestibular

01Os candidatos começaram a chegar por volta das 7h e contaram com o auxílio de diversos agentes para orientá-los no deslocamento dentro do Campus, sem qualquer ocorrência de trânsito detectada.

Entre servidores e colaboradores externos, 78 agentes atuaram nas mais diversas áreas de apoio para a realização deste vestibular, tais como ensalamento, apoio especializado ou fiscalização.

Além dos preparativos observados habitualmente, a COPESE - Comissão responsável pela organização - adotou uma série de protocolos e cuidados para que, no contexto da pandemia, os candidatos pudessem realizar a prova com o máximo de segurança e conforto possíveis.

21Assim, as salas foram organizadas conforme orientam os protocolos sanitários vigentes, sendo disponibilizados frascos e totens de álcool em gel em diversos pontos da instituição; os candidatos também foram orientados a permanecerem sempre de máscara e atentos aos protocolos de prevenção à COVID-19.

Embora não tenha recebido quaisquer ocorrências, o setor de Enfermagem esteve a postos durante todo o período de realização da prova, contando com um enfermeiro, uma técnica em enfermagem e uma ambulância.
Apenas uma candidata solicitou atendimento especializado e foi atendida por uma equipe especializada conforme sua necessidade.

Todas as orientações para realização das provas e prevenção à COVID-19 foram previamente disponibilizadas e publicizadas pela COPESE no portal de vestibular do IFSULDEMINAS, podendo ser conferidas através DESTE LINK.

Expectativa dos Candidatos e Familiares

28Valentina de Mello Imakawa, 18 anos, foi uma das candidatas que compareceram ao campus neste domingo de certame. Segundo ela, foram dois motivos que influenciaram a escolha de prestar vestibular para Licenciatura em Ciências Biológicas neste Campus. “Eu escolhi por já estudar aqui - Vou me formar no Técnico em Informática - e também por ser próximo da minha casa e perto da minha família”.

Gabrieli Faviane Milan Teixeira, que tem 21 anos e já se formou Técnica em Agropecuária pelo Campus Muzambinho, contou que a qualidade do ensino e dos cursos a motivaram a tentar uma vaga para o curso superior em Engenharia Agronômica. “O campus Muzambinho oferece excelentes professores e cursos. Por ter estudado aqui, eu sei da qualidade do Campus” 31

Além da presença dos candidatos, também foi possível encontrar muitos pais e responsáveis que trouxeram seus filhos para prestar o vestibular. Um deles foi o Roniedson Urias Gonçalves, pai de um dos candidatos a uma vaga em Ciência da Computação.

30Oriundo de Guaxupé, ele contou que o Campus Muzambinho foi escolhido pela proximidade, pela gratuidade e qualidade do ensino; Além disso, revelou que o filho não é o único membro da família que se interessou pelo ensino ofertado por esta instituição.
“Minha esposa já fez curso superior em Cafeicultura aqui. Tem muita gente de Guaxupé que estuda aqui, então o ensino é muito bom, a qualidade é muito boa.”
Aos 40 anos, Roniedson contou ainda que é pedreiro com 20 anos de profissão, e pretende ingressar no curso técnico subsequente em Edificações para aprimorar seus conhecimentos e buscar novas chances de contribuir dentro da empresa e setor em que trabalha.

ORGANIZAÇÃO

32O Coordenador local da COPESE, o servidor Carlos Esaú dos Santos apontou que todo o processo ocorreu dentro do planejado, sendo determinante o comprometimento da equipe para que o evento ocorresse com tranquilidade e sem maiores ocorrências.

“Agradecimento a Deus e à Direção pela possibilidade de proporcionar este momento aos futuros alunos. É importante também destacar a colaboração de toda a equipe, sem a qual não seria possível estruturar um evento como este. Isto reforça o comprometimento do Campus Muzambinho em ofertar um padrão de qualidade e se posicionar como referência. Isto permite que as pessoas trabalhem com alegria e disposição”

Gabarito e Resultados

Os gabaritos serão liberados a partir das 14 horas desta segunda-feira, e os resultados oficiais poderão ser conferidos no site, conforme o cronograma oficial, no endereço: https://vestibular.ifsuldeminas.edu.br/

TEXTO E FOTOS: Assessoria de Comunicação - COPESE