Campus Muzambinho percorre 09 cidades com o IF NA PRAÇA

Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 09h31 | Última atualização em Segunda, 30 de Janeiro de 2023, 13h00

Entre os dias 05 de outubro e 06 de novembro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho percorreu parte da região Sul de Minas com o evento itinerante IF NA PRAÇA. A ação contou com a participação de estudantes, servidores e teve como objetivo apresentar o Campus à comunidade local, com foco nos cursos, processo seletivo, grupos de estudo, empresas juniores, extensão e pesquisa.

O IF NA PRAÇA passou pelas cidades de Nova Resende, Juruaia, Areado, Alterosa, Cabo Verde, Guaxupé, Alfenas, Muzambinho e Alpinópolis, todas localizadas em Minas Gerais. A ação integrou diversos cursos e atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho a fim de criar um canal de comunicação com a comunidade.

De acordo com o Diretor de Ensino, o professor Hugo Baldan Junior, a ação do IF NA PRAÇA foi pensada pela Diretoria de Ensino na intenção de alavancar a divulgação dos cursos e do trabalho realizado no Campus Muzambinho. Ele explica que “especialmente nesse momento em que ofertamos vagas em nosso quadro de cursos para novos estudantes ingressarem em nosso mundo de oportunidades. Para o lançamento da ideia a Diretoria de Ensino inicialmente convocou as coordenações de curso para somar forças junto ao SAICE para levarmos as praças e eventos dos municípios circunvizinhos do Campus Muzambinho, um pouco do que é ser IFSULDEMINAS.”

O IF NA PRAÇA é organizado pelo SAICE - Setor de Acompanhamento de Ingressos, Carreiras e Egressos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e conta com o apoio de docentes, técnicos administrativos e discentes da Instituição. Durante o evento, os envolvidos montam uma estrutura de estandes para exporem diversas atividades desenvolvidas e idealizadas pelos cursos.

O momento permite uma troca de experiências entre estudantes e comunidade, que tem a oportunidade de compreender um pouco mais sobre o Processo Seletivo 2023/01 para ingresso no IFSULDEMINAS. Atualmente, estão abertas as inscrições para ingresso nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Cursos Técnicos Subsequentes e Cursos Superiores.

A servidora Laura Rodrigues Paim Pamplona faz parte da equipe do SAICE e abordou a importância da ação ao estreitar laços com as cidades vizinhas. De acordo com ela, a ação do IF NA PRAÇA é bastante positiva e proporciona o diálogo com diversos representantes da comunidade, desde crianças até as pessoas da terceira idade. “Muitas vezes, idosos estavam ali buscando informações para repassar aos netos ou parentes próximos. Ali eles aprenderam sobre o cotidiano de diversos cursos.”

O professor Hugo ressalta que a Diretoria de Ensino agradece a participação de todos nas ações, a equipe SAICE, coordenadores, grupos de estudo, empresas juniores e estudantes que auxiliaram na ação.

Texto: ASCOM
Fotos: ASCOM E SAICE

Confira as fotos do IF NA PRAÇA por cidade:

05 de outubro - Nova Resende

15 de outubro - Juruaia