Diretor-Geral recebe “Medalha Desembargador Hélio Costa”

Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 09h31 | Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 09h31

20231214 201953Na noite do dia 14 de dezembro de 2023, o Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, recebeu a “Medalha Desembargador Hélio Costa”. A honraria foi entregue pelas mãos do Juiz da Comarca de Muzambinho, o Doutor Flávio Umberto Moura Schmidt, na Câmara Municipal de Vereadores.

A cerimônia teve início com a biografia do professor Renato. O mestre de cerimônias pontuou que o homenageado nasceu em Passos, morou em Pouso Alegre e passou sua infância e adolescência na cidade de Muzambinho. O professor é filho de uma muzambinhense, Marina e do Major Aparecido. Renato é casado com Gabriela Loiola Camargo e pai de três crianças: Maria Luiza, Breno Henrique e Bernardo.

Formado em fisioterapia, com especialização em Biomecânica e Fisiologia do Exercício, mestrado em Ciências Biológicas e doutorado em Engenharia Biomédica. Em 2010 foi aprovado como docente no concurso do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e está em seu segundo mandato como Diretor-Geral da Instituição.

A solenidade de entrega da “Medalha Desembargador Hélio Costa” seguiu com a fala do Doutor Flávio. Ele explicou que a Resolução Nº 296/1995 tem a finalidade de agraciar aqueles que prestam ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário local e que mereçam especial distinção.

O Juiz apontou os trabalhos em prol da população que foram liderados pelo Diretor-Geral na época da pandemia da COVID-19. Dando destaque para a distribuição gratuita do álcool em gel para entidades da cidade de Muzambinho, na cessão da Unidade Doutor José Januário como Centro de Vacinação contra a COVID-19 e também o Centro de Reabilitação Pós-COVID que foi instalado na unidade CeCAES do Campus Muzambinho.

O Prefeito Municipal, senhor Paulo Sérgio Magalhães, participou da cerimônia e mencionou uma das ações conduzidas pelo Diretor Renato durante a pandemia, fruto de uma parceria com a Receita Federal. O Campus Muzambinho e a Casa do Empreendedor descaracterizaram roupas e sapatos apreendidos pela receita para serem doados a população. Máscaras também foram produzidas com os tecidos das roupas apreendidas para doação.

O Diretor-Geral, em sua fala, agradeceu a honra de receber a “Medalha Desembargador Hélio Costa”. Ele abordou as dificuldades enfrentadas pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho durante a pandemia e também ressaltou a expertise de sua equipe no enfrentamento. O ensino emergencial remoto não foi aceito por unanimidade pela comunidade interna, mas o Diretor se manteve firme em executá-lo para que os estudantes pudessem seguir com seus cursos. Renato comentou inclusive que o modelo usado pelo Campus Muzambinho serviu de referência para outras instituições de ensino do país.

Renato aproveitou a oportunidade para estender a sua honraria a todos os servidores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Ele destacou que as ações desenvolvidas foram executadas por muitas mãos e o empenho de todos resulta em um trabalho de excelência.

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Fotos: Lucas Granato e cedidas pelo professor Renato Aparecido de Souza