Café do Campus Muzambinho será consumido pelo MEC

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 17h54 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 17h56

16.13.11O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho retornou da 3ª Semana da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília com uma grande novidade. O Diretor-Geral do Campus anunciou a venda direta de uma tonelada de café para o Ministério da Educação. A entrega do produto ocorrerá em duas remessas, ontem aconteceu a primeira, 30 de outubro de 2023, na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC).

A iniciativa contou com a participação do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira; o Diretor da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli e a Subsecretária da Subsecretaria Assuntos Administrativos, Jussara Cardoso.

O Diretor-Geral, professor Renato Aparecido de Souza, foi pessoalmente entregar o pó de café que será consumido em todo o Ministério da Educação. “É sempre muito bom celebrar resultados! Mas quando celebramos envolvendo nossos estudantes e nossos servidores, sobretudo com reconhecimento de instâncias superiores e para além de nossos muros, é uma sensação que vale a pena e dá sentido no propósito de nossa Instituição de Ensino. Entregamos não somente o café para o ministério da Educação, que para além do recurso financeiro que será ótimo para o orçamento do Campus, mas o fruto de uma formação humana e técnica que dignifica e promove o desenvolvimento da cafeicultura de nossa região”.

O servidor Juliano Francisco Rangel, Coordenador Geral de Produção do Campus, acompanhou a ação e destacou o potencial da venda. “O Campus Muzambinho possui uma Escola Fazenda e gera diversos produtos de altíssima qualidade. Durante a entrega demos um importante passo para que a SETEC/MEC consuma o nosso produto, no caso o café, e avistamos adiante a possibilidade da continuidade de fornecimento dos nossos produtos para o Governo, assim criando uma renda extra para as unidades produtivas das Escolas Fazenda do IFSULDEMINAS”.

O café do Campus Muzambinho se tornou ainda mais conhecido na capital do Brasil durante a 3ª Semana da Educação Profissional e Tecnológica. O café foi servido aos participantes pelos próprios estudantes que fazem parte do Projeto da Cafeteria Escola.

O professor José Marcos Angélico de Mendonça é o responsável pelo Laboratório de Café e destaca a importância do momento. O professor revela que sempre houve esse anseio, pois esta ação consolida o trabalho de muitos anos de uma grande equipe que envolve muitos estudantes. “A gente visualiza o resultado do ensino profissional acontecendo na prática, a geração de aprendizagem, a geração de tecnologia, a formação de cidadãos críticos, responsáveis, competentes, dedicados e atenciosos, humanos e que conseguem compreender o seu papel. Entendemos que estamos caminhando de maneira sólida e consistente para atingir a nossa missão institucional”.

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, Jaciel Antônio de Magalhães Batista, atualmente trabalha no Setor de Industrialização do Café e contou sobre a satisfação de conhecer o Ministério da Educação, conversar com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira e apresentar o trabalho que é desenvolvido no Campus Muzambinho.

Mateus Henrique de Melo, estudante de Engenharia Agronômica, falou sobre a sua gratidão em representar a equipe da qual faz parte e poder apresentar o trabalho que todos desenvolvem juntos. Ele encara a oportunidade de ter estado no MEC como uma possibilidade de abertura de outras portas para que os integrantes do Grupo de Estudos em Cafeicultura e da Empresa Soma Jr possam propagar a cultura cafeeira.

Alice de Melo Matos está entre as estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura e participou da reunião com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica. De acordo com ela, comentou com o Secretário sobre o fato do momento ir muito além do ato de servir um café, mas estavam todos ali para uma troca de experiências e com a possibilidade de realizarem algo maior.

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Fotos: cedidas pelo professor Renato Aparecido de Souza