Programa de Acolhimento ao Servidor - Maria Gracinda dos Santos Alves

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 12h01 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 14h22

Maria Gracinda dos Santos AlvesAs vivências que tive durante a infância e a influência da minha família propiciaram minha escolha profissional. As brincadeiras e jogos na rua e na escola foram muito presentes e marcantes quando criança e, de certa forma, todas essas experiências contribuíram para que a Educação Física fosse a minha área de interesse.

Nasci em Brasília e nesta cidade fiz a Educação Básica em uma instituição de ensino particular católica. Nessa fase de minha formação tive a oportunidade de vivenciar uma Educação Física vibrante no ensino fundamental e médio.
A minha graduação em Educação Física foi realizada na Universidade de Brasília (UnB). A especialização em Ciências da Natação foi desenvolvida na Universidade Católica de Brasília (UCB). Fiz o mestrado em Ciências da Saúde na UnB, concluído em 1999. O doutorado em Educação Física foi realizado na UCB e concluído em 2012.

Trabalhei no SESI como professora de Educação Física, onde criei e coordenei o projeto de atendimento a atletas de natação para o desenvolvimento de crianças e adolescentes na área esportiva.

Na Secretaria de Educação do Distrito Federal fui docente na Educação Básica, no período de 1995 a 2003, onde pude desenvolver a disciplina Educação Física nos ensinos fundamental e médio, em escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. Nesse período, criei e coordenei um projeto para atendimento de pessoas com obesidade em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Após a conclusão do mestrado, ingressei na área acadêmica como docente no ensino superior, na Universidade Católica de Brasília, no período de 1999 a 2019. Nesta instituição, tive a oportunidade de contribuir na formação de vários discentes e desenvolver projetos de pesquisa e extensão.

Em 2022, procurei conhecer o trabalho desenvolvido pelos IFs e tive a possibilidade de fazer o concurso de IFSULDEMINAS. Fui selecionada e fiquei muito feliz quando me chamaram para compor essa equipe.

Em fevereiro de 2023, tive a satisfação de iniciar o trabalho como docente junto ao IFSULDEMINAS, em Muzambinho, instituição de excelência em educação. Estou muito motivada com essa nova etapa da minha vida profissional e muito agradecida por fazer parte do corpo docente. Tenho a expectativa de contribuir para a formação dos discentes e colaborar para que esta instituição continue a ser uma referência no ensino, na pesquisa e na extensão.

Texto: Maria Gracinda dos Santos Alves
Foto: Cedida pela CGGP - Coordenadoria-Geral de Gestão de Pessoas