Página inicial > CEAD > Notícias Gerais > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS recebe estudantes da Colômbia e do Peru para intercâmbio
intercâmbio

IFSULDEMINAS recebe estudantes da Colômbia e do Peru para intercâmbio

Publicado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 13h14 | Última atualização em Quinta, 16 de Maio de 2019, 14h44

IMG 9599

Na manhã dessa última terça-feira, 05 de fevereiro, os servidores da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS receberam, na Reitoria, seis intercambistas da Colômbia e do Peru que estudarão nos campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho neste primeiro semestre de 2019. Mais quatro estudantes de Portugal e também da Colômbia chegarão em março para realização de estágios no Campus Inconfidentes.

Além do assessor internacional, Rafael Tenório, e da assistente em administração, Ana Paula Vilela, os estudantes também receberam as boas-vindas do reitor, Marcelo Bregagnoli, e do pró-reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa. “É sempre uma alegria receber alunos de outras instituições no IFSULDEMINAS. Também temos enviado nossos alunos para outros países e entendemos, em nossa gestão, que isso oxigena a Instituição e proporciona uma grande troca de ideias e de conhecimentos e, com isso, todos ganham. Vocês terão oportunidade de aprender outra língua, conhecer nossa estrutura, nossos campi e nossos alunos também. Agrademos a confiança em nossa instituição”, disse Cléber.

O reitor Marcelo Bregagnoli destacou a importância do intercâmbio para o crescimento institucional, dizendo que "o aprendizado que nós servidores temos com os intercâmbios é enorme. Quando recebemos um aluno do exterior, ele acrescenta, seja no conhecimento de uma nova língua, da cultura, ou do conhecimento da instituição de origem. Temos, então, um crescimento institucional e aprendemos como lidar com ações de internacionalização através do intercâmbio acadêmico".

Na reunião, os alunos puderam conhecer um pouco mais do IFSULDEMINAS com a apresentação do vídeo institucional. Foram passadas diversas orientações, como a regularização na chegada ao Brasil, sobre o sistema acadêmico e de avaliação, frequência, informações sobre a cultura brasileira e recomendações aos estudantes para realização de estágio. Com isso, eles poderão verificar diferentes técnicas e procedimentos adotados no campus, aumentando o nível de conhecimento.

Para realização do intercâmbio, os estudantes enviaram suas candidaturas e, nesse processo, os coordenadores de cursos analisaram a documentação e optaram pelo aceite ou não. O procedimento vale para qualquer estrangeiro que queira realizar intercâmbio no IF, desde que haja um convênio assinado entre as instituições. Os intercambistas contarão com alojamento e refeição completa no campus durante os seis meses de estadia. Irão cursar disciplinas de interesse e geralmente aquelas que não são contempladas na universidade de origem. Para o assessor internacional Rafael Tenório, “o programa de mobilidade acadêmica é uma ferramenta importante para as ações de internacionalização, pois permite que os estudantes de outras instituições possam conhecer o processo educacional do Brasil, em especial do IFSULDEMINAS, além da gama de ações que promovemos, na área de pesquisa e extensão. Com isso, o estudante pode retornar ao seu país e levar um pouco dessa experiência e também deixar seus conhecimentos aqui”, ressalta Tenório.

IMG 9678

Expectativas

Maria Alejandra Bonilla estuda Negócios Internacionais, na Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales (UDCA) da Colômbia, e veio para Brasil cursar disciplinas no curso de Administração do Campus Machado. Ela ficou sabendo da oportunidade de intercâmbio por meio da UDCA e espera aprender português, conhecer a cultura e outras cidades do país. “Minha impressão é que o Brasil é um país muito grande e com pessoas muitas amáveis. O Campus Machado também tem muitos setores e espero conhecer outros cursos”.

Também da Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales (UDCA), na Colômbia, a intercambista Maria Daniela Calle cursa Educação Física e, no Campus Muzambinho, aprenderá disciplinas deste curso. Ela conta que decidiu estudar no campus por indicações de amigos. “Muitos amigos já estudaram no Campus Muzambinho e me falaram que é bom, tem muitos laboratórios e professores excelentes, que são pessoas especiais; então, decidi realizar intercâmbio lá”. Daniela disse ainda que deseja "aprender muito sobre as atividades físicas, treinamentos e fazer pesquisas”.

Já Diego Rosyur Castro Manrique veio do Peru e é aluno do curso de Engenharia Agrícola da Universidad Nacional de Piura. Ele cursará disciplinas do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, no Campus Inconfidentes. “Para mim será um desafio a nova língua, nova cultura, praticamente tudo novo. Achei o campus muito confortável, um ambiente de paz e tranquilidade. Além das pessoas, que são muito amáveis. Os laboratórios são muito bons e minha expectativa é poder realizar pesquisas, conhecer a cultura e aprender a língua e, assim, complementar meu currículo”, afirma Diego.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS

Clique e veja a galeria de imagens.

link(s) relacionado(s):