Arraiá do Campus Muzambinho movimenta o mês de junho

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 15h31 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 15h31

DJI 0649Nos dias 21 e 22 de junho, ocorreu a edição 2023 do “Arraiá do Campus Muzambinho”. O evento é realizado pela Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando - CGAE, por meio do Setor de Esporte, Lazer, Cultura e Artes - SELCA e conta com a parceria da Coordenação Geral de Ensino - CGE e da Diretoria de Ensino - DEn. A ação promove integração e diversão e possui viés pedagógico, oportunizando aprendizados significativos, nas áreas da administração, artes e educação física.

A CGAE e o SELCA ofereceram aos discentes todo o suporte necessário para a realização do Arraiá. Para a Coordenadora da CGAE, Clélia Mara Tardelli, as festas cumpriram o seu papel, pois mantiveram viva a cultura junina, além de integrar todos os presentes, incluindo a comunidade interna e externa. Para a Coordenadora, “a festa do diurno foi alegre e empolgante como já esperado, porém, a do noturno, como a primeira edição, foi uma grata surpresa, superando as expectativas, uma vez que proporcionou ao público noturno um momento de integração e descontração”.

Clélia explica que o evento envolve todos os estudantes e merece destaque a participação da Gestão do Campus, de todos os setores do Campus, de muitos professores, servidores técnico-administrativos, dos colaboradores terceirizados, egressos e até mesmo de servidores já aposentados, além de vários membros da comunidade externa, principalmente dos familiares. “Foi disponibilizado transporte para os estudantes do CeCAES, de modo a garantir a participação de todos os cursos. Agradecemos a participação do Grupo de Estudos em Geotecnologia, Agricultura e Meio Ambiente - GEGAM, coordenado pelo professor Allan Arantes Pereira, que realizou as filmagens do nosso quadrilhão junino por drone”. A COOPAM também participou ativamente do Arraiá, inclusive disponibilizando brindes, o que enriqueceu ainda mais o evento.

Em 2023, o Arraiá do Campus Muzambinho foi contemplado pelo Edital 113/2023 da Pró Reitoria de Extensão que possibilitou que o evento ocorresse da forma que a equipe imaginava, com decorações diversas e muita “cor”. Houve um destaque para a participação ativa dos membros da comunidade externa e familiares dos estudantes. “A movimentação do público acabou gerando um maior retorno para as barracas que comercializam produtos com o intuito de arrecadar fundos para as formaturas” - enfatizou a Coordenadora da CGAE.

Os estudantes do período diurno, sob a orientação voluntária do Professor Márcio Maltarolli Quida, que acompanhou todas as etapas do projeto, realizaram o planejamento, organização e execução das barracas de comidas típicas. Para o Prof. Márcio, além de arrecadar recursos para a formatura, é uma excelente oportunidade de aprendizagem em empreendedorismo.

O primeiro dia de festa, foi animado pelo talento musical de vários estudantes do Campus e com a apresentação do “Casamento Caipira”, ensaiada pelo Professor de Artes Emerson Pereira. O tradicional “Quadrilhão” contou com mais de 200 casais, e a esperada quadrilha do Terceirão também animou ainda mais os presentes. Houve um júri para a escolha dos casais mais animados com a entrega de brindes, o que motivou ainda mais os participantes. Para a estudante Victória Aline Silva Brito, o evento ficará marcado em sua memória e que foi sua última participação no Arraiá antes da formatura. “A minha experiência dançando na quadrilha foi muito boa, encerrou um ciclo da minha vida de uma forma muito positiva, tive a oportunidade de ser a noiva da quadrilha, cantar no palco e participar do teatro, foi muito marcante para mim, nunca vou esquecer desse dia”.

Na festa do período noturno, a organização principal ficou a cargo dos estudantes do Módulo 3 do curso Técnico em Administração Subseqüente, que desenvolveram o Projeto “JunIFesta” na disciplina Gestão de Projetos, ministrada pela professora Agda Silva Prado. A professora Agda explicou que “a princípio, o objetivo desta disciplina era planejar e desenvolver um projeto de qualquer natureza, e por uma feliz escolha, foi decidido pelos próprios alunos o desenvolvimento de uma festa junina, e após o compartilhamento desta ideia com a Coordenadora Geral de Assistência ao Educando, o projeto, que inicialmente iria abranger a participação dos alunos do Curso Técnico em Administração, foi abraçado pela Instituição de Ensino e promoveu a partir de então uma festa Junina envolvendo os demais cursos técnicos subsequentes e superiores”.

Merece destaque a iniciativa dos estudantes do noturno que proporcionou muito calor humano, ao propor a doação de alimentos e agasalhos a serem destinados a famílias carentes. A festa foi animada com show musical do artista e estudante João Otávio, pela apresentação do grupo de dança Diversitá, composto por acadêmicos do curso de Educação Física, além dos sorteios de brindes arrecadados. A estudante Gabriela Araújo atuou ativamente na organização do Projeto “JunIFesta” e comentou que “nós do Adm 3 estamos nos sentindo muito realizados por ter tirado esse projeto do papel e ter saído algo tão lindo e divertido para todos”.

Nos dois dias de festa não faltou animação e o Diretor de Ensino, professor Hugo Baldan Junior, além de marcar presença do início ao fim, mostrou seu lado artístico quando “cantou” as quadrilhas nos dois dias, conduzindo os casais com muita alegria e brincadeira. Para a quadrilha do noturno, o público presente foi convidado a participar, o que tornou o momento ainda mais agradável.

Para a Coordenadora do SELCA, professora Maria Aparecida Lúcio Mendes, oportunidades de integrar situações significativas de aprendizagem, com momentos de valorização da cultura, do lazer e das artes, compõem um processo educativo comprometido com a formação integral dos estudantes. O que confirma o compromisso institucional de oferta de ensino público, gratuito e de qualidade.

A Direção do Campus agradece a todos os envolvidos, em especial à equipe do SELCA, aos professores Márcio Maltarolli, Emerson Pereira, Agda e Eugênio, à Coopam, aos cantores, às comissões de formatura e a todos servidores, colaboradores e estudantes envolvidos, uma vez que o Arraiá do Campus Muzambinho conta com a participação ativa de diversos setores para que a estrutura do evento seja disponibilizada aos participantes: Serviços Gerais, Limpeza, ASCOM, Transporte e Mecanização.

O arraiá do diurno teve 4 premiações para os casais mais animados e com traje que mais caracterizava a temática junina. Foram premiados dois casais na quadrilha tradicional e dois na quadrilha maluca do terceirão.

Quadrilha tradicional:
Casal 8 - Douglas Ayala de Oliveira Junior ( INFO B) e Luis Inácio Franco Faria (INFO E)
Casal 93 - Beatriz Hirano Fernandes (AGRO E) e João Vyctor Borba (AGRO A)

Quadrilha Maluca do Terceirão:
Casal 27 - Rhaíssa Vasconcelos (AGRO K) e Marcos Vinicius (AGRO J)
Casal 6 - Sophia Laura Silva de Sousa ( AGRO I) e Leonardo Siqueira de Araújo (AGRO J)

Que venha o próximo Arraiá do Campus Muzambinho!

Texto: equipe CGAE/SELCA
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho e cedidas pela CGAE

Arraiá do Campus Muzambinho - Diurno

Arraiá do Campus Muzambinho - Noturno

registrado em: